Fechar

@PhDThesis{Baroni:2009:AlNaTe,
               author = "Baroni, Leandro",
                title = "Algoritmos de navega{\c{c}}{\~a}o em tempo real para um sistema 
                         GPS de posicionamento relativo de precis{\~a}o",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2009",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2009-08-28",
             keywords = "GPS, posicionamento relativo, resolu{\c{c}}{\~a}o de 
                         ambiguidade, valida{\c{c}}{\~a}o da solu{\c{c}}{\~a}o, perdas 
                         de ciclos, GPS, relative positioning, ambiguity resolution, 
                         validation of solution, cycle slipes.",
             abstract = "O sinal GPS est{\'a} sujeito a v{\'a}rias fontes de erro nas 
                         medidas. Os efeitos combinados destes erros na 
                         propaga{\c{c}}{\~a}o do sinal causa uma degrada{\c{c}}{\~a}o 
                         na precis{\~a}o do posicionamento. No entanto, usando medidas de 
                         fase da portadora, {\'e} poss{\'{\i}}vel reduzir o erro de 
                         posicionamento em at{\'e} 100 vezes, se comparado com o 
                         posicionamento utilizando medidas de c{\'o}digo. No entanto, esse 
                         tipo de medida cont{\'e}m uma dificuldade inerente que {\'e} a 
                         determina{\c{c}}{\~a}o da ambiguidade no n{\'u}mero de 
                         comprimentos de onda do sinal correspondente. No in{\'{\i}}cio 
                         do procedimento de posicionamento, as ambiguidades devem ser 
                         resolvidas (determinadas), a fim de se obter uma medida de pseudo 
                         dist{\^a}ncia via fase e ent{\~a}o determinar a 
                         posi{\c{c}}{\~a}o com maior precis{\~a}o. A 
                         estima{\c{c}}{\~a}o {\'o}tima das ambiguidades inteiras envolve 
                         um mapeamento de estimativas reais em inteiras e deve somente ser 
                         aplicada se houver confian{\c{c}}a na solu{\c{c}}{\~a}o 
                         inteira. Assim, {\'e} importante ter medidas dispon{\'{\i}}veis 
                         que proveem informa{\c{c}}{\~o}es confi{\'a}veis sobre a 
                         realiza{\c{c}}{\~a}o da resolu{\c{c}}{\~a}o de ambiguidade, 
                         Portanto, o posicionamento por meio das medidas de fase {\'e} 
                         obtido em quatro etapas: solu{\c{c}}{\~a}o real, 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o das ambiguidades inteiras, 
                         solu{\c{c}}{\~a}o corrigida e valida{\c{c}}{\~a}o. Sendo 
                         assim, neste trabalho pretende-se propor, desenvolver, implementar 
                         e analisar algoritmos que permitam navega{\c{c}}{\~a}o precisa 
                         em tempo real utilizando todos as medidas de pseudo dist{\^a}ncia 
                         e fase da portadora dadas por receptores GPS atrav{\'e}s de 
                         t{\'e}cnicas de posicionamento relativo. Estes algoritmos incluem 
                         procedimento de resolu{\c{c}}{\~a}o de ambiguidade, 
                         valida{\c{c}}{\~a}o da solu{\c{c}}{\~a}o e m{\'e}todos de 
                         detec{\c{c}}{\~a}o e corre{\c{c}}{\~a}o de perdas de ciclos. 
                         Portanto, o objetivo principal {\'e} comparar o desempenho de 
                         tr{\^e}s m{\'e}todos de resolu{\c{c}}{\~a}o ambiguidade: 
                         LAMBDA, FASF e LSAST. Estes m{\'e}todos foram testados utilizando 
                         dados reais adquiridos de dois receptores GPS de dupla 
                         frequ{\^e}ncia e qualidade geod{\'e}sica, nas 
                         situa{\c{c}}{\~o}es est{\'a}tica e como din{\^a}mica. Na 
                         primeira situa{\c{c}}{\~a}o, dois receptores GPS Trimble R8 
                         foram montados em marcos com posi{\c{c}}{\~o}es conhecidas e na 
                         segunda situa{\c{c}}{\~a}o dois testes foram realizados: no 
                         primeiro foram utilizados dois receptores Ashtech Z12, um montado 
                         em uma aeronave durante um voa de teste e o outro foi montado em 
                         um ponto de refer{\^e}ncia; no segundo teste din{\^a}mico os 
                         dados foram coletados por dois receptores GPS Trimble R8, montado 
                         em um ve{\'{\i}}culo. Os dados foram processados utilizando os 
                         m{\'e}todos LAMBDA, FASF e LSAST para a resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         ambiguidade e sua valida{\c{c}}{\~a}o. Como estes m{\'e}todos 
                         utilizam processos distintos de redu{\c{c}}{\~a}o do 
                         espa{\c{c}}o de busca, diferentes tempos de resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         e percentuais de resolu{\c{c}}{\~a}o foram observados, e que o 
                         m{\'e}todo LAMBDA teve um melhor desempenho geral. ABSTRACT: The 
                         GPS signal is subject to several error sources in the 
                         measurements. The combined effects of these errors in the 
                         propagation signal cause a degradation in precision of 
                         positioning. However, using carrier phase measurements, it is 
                         possible to reduce positioning error up to 100 times, if compared 
                         with positioning using code measurernents. However, this type of 
                         measurement contains an inherent difficulty that is the 
                         determination of the ambiguity in the number of wavelengths of the 
                         corresponding signal. At the beginning of the positioning 
                         procedure, this ambiguity must be resolved (determined) in order 
                         to obtain an unambiguous phase pseudorange and then determine a 
                         position with the highest precision. The optimal estimation of 
                         integer ambiguities involves a mapping of real estimatives to 
                         integer ones and should be applied only if the solution has enough 
                         confidence. Thus, it is important to have measures which provide 
                         confidence on the implementation of the ambiguity resolution. 
                         Therefore, positioning by means of phase measurement is attained 
                         in four steps: float solution, ambiguity resolution, fixed 
                         solution and validation. So, this work intends to propose, 
                         develop, implement and analyze algorithms which allow precise 
                         navigation in real time using all pseudorange and carrier phase 
                         measurements given by GPS receivers using relative positioning 
                         techniques. These algorithms include ambiguity resolution 
                         procedures, validation of solutions and methods for detection and 
                         correction of cycle slips. Therefore, the main objective is to 
                         compare the performance of three methods of ambiguity resolution: 
                         LAMBDA, FASF and LSAST. These methods were tested using real data 
                         acquired from two dual frequency geodetic quality GPS receivers 
                         both in static and kinematic situations. In the first situation, 
                         two Trimble R8 GPS receivers were mounted at known postitons, and 
                         in the second situation, two tests were performed: the first one 
                         used two Ashtech Z12 receivers, one mounted on an aircraft during 
                         a test flight and the other one was mounted at a control point. 
                         The second kinematic test data was collected by two Trimble R8 GPS 
                         receivers mounted on a vehicle. The data were processed using 
                         LSAST, LAMBDA, and FASF methods for ambiguity resolution and 
                         validation. As these methods use distinct search space reduction 
                         processes, differences in ambiguity resolution time and correct 
                         fix percentagc were observed, and LAMBDA method overall 
                         performance is better.",
            committee = "Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida (presidente) and 
                         Kuga, H{\'e}lio Koiti (orientador) and Gomes, Vivian Martins and 
                         Camargo, Paulo de Oliveira and Ferreira, Luiz Danilo Damasceno",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Real time navigation algorithms for a percise GPS relative 
                         positioning system",
             language = "pt",
                pages = "125",
                  ibi = "8JMKD3MGP8W/365E9G5",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP8W/365E9G5",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "22 maio 2024"
}


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